O exercício físico é o método mais eficaz para a prevenção e tratamento das dores na coluna.
No entanto, é importante ter cuidado não apenas durante sua execução, mas também antes e depois. A primeira regra para obter benefícios, é praticar exercícios de forma regular, com disciplina, evoluindo gradativamente a carga e dificuldade.
O fortalecimento da musculatura do tronco e do abdome reestabelece a harmonia e equilíbrio da musculatura, evitando sobrecarga de algum grupo muscular específico, ligamentos, discos intervertebrais e facetas articulares.
Num primeiro momento, exercícios aeróbicos com salto, rotação e qualquer sobrecarga na coluna devem ser evitados durante as crises, até que a dor diminua e a musculatura esteja fortalecida para diminuir o impacto.
Os exercícios aeróbicos que causam menor impacto para coluna são: natação, bicicleta estacionária, caminhada e hidroginástica, no entanto, após um programa de condicionamento da musculatura do “CORE” (músculos da coluna, abdome, diafragma e assoalho pélvico), o indivíduo estará liberado para atividades de maior impacto.
As modalidades que mais contemplam o fortalecimento do CORE, são o Pilates e Exercícios Funcionais. Num ambiente de academia, exercícios realizados com a coluna reta ou apoiada, não são prejudiciais.
Os exercícios que mais causam lesões na coluna, são aqueles que envolvem levantamento de peso com o tronco inclinado para frente. Dentre eles destacam-se: o “stiff”, agachamento terra, agachamento simples e com barra, exercícios com remo e “leg press” (principalmente inclinado). Isso não significa que esses exercícios são proscritos, mas que devem ser realizados com maior cuidado, pois quando não realizados de forma correta, podem causar lesão na coluna.
Confira a seguir, alguns exercícios recomendados para prevenção e tratamento da lombalgia:
Leave A Comment